Doutoramento em Direito

Universidade Católica Portuguesa - Porto Campus Law School

Descrição do Programa

Doutoramento em Direito

Universidade Católica Portuguesa - Porto Campus Law School

Apresentação

O programa de Doutoramento na Católica Porto visa formar investigadores de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento da investigação na Faculdade, bem como para a construção crítica e responsável da ciência jurídica em Portugal.

Este programa pretende que os alunos de doutoramento adquiram:

  • Competências, aptidões e métodos de investigação em Direito;
  • Capacidade de compreensão sistemática no domínio da ciência jurídica;
  • Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
  • Competências para comunicarem com a comunidade científica e a sociedade em geral sobre uma área específica do Direito.

Beneficiando da criação do Centro de Estudos e Investigação em Direito | CEID - Católica Research Center for the Future of Law, os alunos de doutoramento poderão fazer parte de uma unidade de investigação da Faculdade de Direito da Universidade Católica, que visa inovar no ensino do Direito e incentivar uma alteração no paradigma tradicional de investigação jurídica em Portugal, promovendo uma investigação transnacional, interdisciplinar e em equipa, bem como fortalecer a relação entre o conhecimento académico e as necessidades da sociedade.

Provas/Requisitos de Ingresso

Grau de Mestre em Direito ou titulares de licenciatura anterior à denominada Reforma de Bolonha, no caso de apresentarem curricula de excecional qualidade.

A admissão ao curso de doutoramento é da responsabilidade de uma comissão de três Doutores. A admissão será precedida de uma avaliação curricular e entrevista com o candidato.

Duração

1. Na modalidade de frequência a tempo inteiro:

  • Curso de doutoramento: dois semestres e 60 ECTS
  • Fase de preparação da tese: seis semestres e 180 ECTS

2. Na modalidade de frequência a tempo parcial:

  • Curso de doutoramento: dois semestres e 60 ECTS
  • Fase de preparação da tese: dez semestres e 180 ECTS

A fase letiva inclui a participação em seminários sobre matérias transversais aos vários ramos do Direito e tem um duplo objetivo: por um lado, ajudar os estudantes a encarar novas perspetivas e abordagens na investigação do Direito, e, por outro, propor linhas de investigação. Simultaneamente, os estudantes deverão frequentar cursos de caráter essencialmente metodológico.

A inscrição na modalidade de frequência a tempo parcial deve ser requerida à Direção da respetiva Escola, pelo estudante de doutoramento, a todo o tempo, com fundamento, designadamente, no exercício de uma atividade profissional.

Esta escola oferece programas em:
  • Portuguese (Portugal)


Última actualização December 23, 2018
Duração e Preço
Este curso é No campus
Start Date
Data inicial
Out. 2019
Duration
Duração
8 - 12 semestres
Tempo parcial
Tempo integral
Price
Preço
Contact school
Information
Deadline
Contact school
Locations
Portugal - Porto, Porto District
Data inicial : Out. 2019
Prazo de inscrição Contact school
Data de conclusão Contact school
Dates
Out. 2019
Portugal - Porto, Porto District
Prazo de inscrição Contact school
Data de conclusão Contact school