Licenciatura em Direito Canónico

Universidad Pontificia Comillas

Descrição do Programa

Leia a descrição oficial

Licenciatura em Direito Canónico

Universidad Pontificia Comillas

Licenciatura em Direito Canónico

Para dentro da Igreja como uma instituição, para conhecer os comandos de sintaxe interna justiça como a atividade de todos os membros da Igreja: leigos, religiosos, sacerdotes, bispos, o pontífice romano.

Para fazer uma síntese entre filosofia, teologia e direito e trabalhar com uma abordagem pastoral em favor dos que precisam de aconselhamento especializado, assessoria técnica, defesa eficaz dos seus direitos, uma empresa de seguros em seus conflitos conjugais ou de outra forma.

Para aprender a ser, dentro da Igreja e do mundo, o defensor daqueles que não podem ou não sabem se defender e contribuir para o triunfo da justiça.

admissão

Os requisitos de acesso:

  • Baccalaureate, COU ou título da entrada na universidade.
  • Homens e mulheres religiosos e seminaristas também deve apresentar autorização do Superior Ordinário ou Major.

Processo e os critérios de admissão:

  • Entrevista pessoal

Competências

competências cognitivas (conhecimento)

À luz das disposições da Sapientia Christian, a / o graduado / a tem um conhecimento amplo e profundo das disciplinas do Direito Canônico completo e disciplinas afins e complementares, bem como um conhecimento suficiente das disciplinas filosóficas e teológicas que eles são necessários para a formação jurídico-canônica superior. Especificamente, ao abrigo do Decreto Novo Codice, como amplo conhecimento deve abranger:

  • O Código de Direito Canônico em todas as suas partes e demais legislação.
  • disciplinas relacionadas: teologia do direito canónico; filosofia da lei; instituições de direito romano; elementos de direito civil; história canonísticas das instituições; história das fontes de direito canónico; as relações entre a Igreja ea sociedade civil; praxis administrativa e judicial canônico.
  • Introdução ao Código dos Cânones das Igrejas Orientais.
  • língua latina.
  • cursos opcionais, exercícios e seminários prescritos pela Faculdade.

No que diz respeito a estas disciplinas, o aluno deve adquirir as seguintes habilidades cognitivas:

  • Adquirir um conhecimento básico de disciplinas filosóficas e teológicas e as instituições gerais de Direito Canónico (primeiro ciclo) [2], que permitem o acesso a um estudo científico profundo e sistemático do direito canónico.
  • Adquirir um conhecimento profundo das disciplinas jurídicas e canónicas acima mencionados e as principais instituições canónicas, para habilitá-lo:
    • identificar e localizar o padrão existente.
    • saber interpretar, à luz dos princípios gerais do direito e da tradição canônica.
    • saber como aplicar a regra ao caso específico com eqüidade e justiça.
    • ter uma visão geral, que lhe permite ligar um determinado padrão com as disposições legais de outros ramos do Direito Canônico.
    • sabem dar resposta canônica às novas situações sociais e eclesiais e as necessidades pastorais atuais.
  • Compreender o significado do direito canónico na Igreja, sua evolução histórica e sua relação com outros sistemas jurídicos, o seu profundo apego à teologia, a fundação eo alcance dos direitos e deveres dos fiéis fundamentais, e do significado das disposições munus docendi e sanctificandi munus. Ele também conhece as chaves essenciais que compõem as relações entre Igreja e Estado, bem como as instituições legais básicos operam nesta área, além de lançar as bases para o aprofundamento do âmbito do direito das igrejas orientais.
  • Conhecer a diversidade que as fontes formais de direito canónico ea particularidade de cada um e da hierarquia entre eles, sendo capaz de suportar adequadamente antes de as especificidades da natureza e extensão das regras materiais e processuais do universal e dos indivíduos. Ele também adquire conhecimento adequado das instituições legais com especial ênfase no direito canônico em face do seu propósito primordial (a salus animarum), tais como dispensa, epiquéia e equidade canónica.
  • Gerenciar critérios-chave e princípios de interpretação canônica para entender e aumentar adequadamente o conteúdo das normas legais e discernir quando apropriado suas lacunas e potenciais problemas que enfrentam toda a ordem eclesial.
  • Ser capaz de compreender a versão oficial latina do CIC, bem como os progressos na compreensão dos textos canônicos em latim, atuais e passados.
  • linhas Básicaslos Conoceren seus diversos métodos científicos de pesquisa doutrinária, histórico e jurisprudencial no campo do direito canónico.

habilidades processuais (aplicação prática)

formação de pós-graduação garante a aquisição de competências relacionadas com o know-how, ou seja, com a aquisição de procedimentos e estratégias para o desenvolvimento das funções do canonista nas diversas áreas em que exercer a sua "profissão".

  • Capacidade de análise e síntese.
    Compreender e adequadamente estruturar o conhecimento adquirido. A aquisição dessa competência envolve o desenvolvimento de pensamento analítico, de particular importância no domínio jurídico, em que o aluno entende e estrutura de conhecimento adequado estabelece relações entre eles e é capaz, por sua vez, ligue o aprendizagem de conceitos teóricos com problemas práticos que são apresentados. Esta competição é particularmente evidente em um dos exercícios mais frequentes e complexas a que o canonista enfrenta: a qualificação jurídica dos factos, após uma análise do quadro regulamentar potencialmente aplicáveis.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • Compreensão e assimilação de conceitos e raciocínio, extraindo as informações relevantes e que liga de forma adequada as diferentes partes que podem compreender.
    • Captação de complexidade exegético de algumas regras, descobrindo as questões interpretativas correspondentes e suficientemente compreender os principais argumentos apresentados no debate doutrinário.
    • Apreensão de interconexão e as relações entre as várias partes do Código de Direito Canônico e entre este organismo e outros extracodiciales normas legais, sendo capaz de identificar as lacunas, contradições e regras interpretativas problemas pluralidade este apresenta.
    • Ligar aprendeu no teórica para os problemas práticos colocados pelo exercício da profissão jurídica canónica e resolução de casos problemáticos.
  • comunicação escrita e oral.
    Embora seja uma competição, que corresponde, pelo menos em parte, para pré-formando estudos de formação, transcendência para a formação de um advogado faz com que em muitos indivíduos é avaliada explicitamente e é objecto de atenção específica. A precisão na linguagem escrita é essencial para o trabalho legal ea clareza, concisão e persuasão na linguagem oral.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • conhecimento profundo de recursos linguísticos, aplicá-las corretamente e criatividade (desenvolvimento de um estilo pessoal)
    • escrevendo, sendo capaz de estruturar e compor de forma clara e ordenada textos e documentos canônicos.
    • expressão verbal, sendo capaz de comunicar fluentemente e com precisão, adaptando discurso ao contexto e necessidades (... especializada ou não público) de tempo.
  • Capacidade de gerenciar fontes.
    A aquisição dessa competência envolve o conhecimento dos vários meios de obtenção (, desenvolvimento de padrões, jurisprudência, respostas legais autênticos PTCL, etc.) fontes legais, incluindo a habilidade em lidar com eles, o que exige para a tela informações relevantes, ser capaz de se inter-relacionam e se conectar a informação diferente, etc.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • Conhecimento e tratamento adequado dos vários meios para obter fontes legais especializada textos e manuais, revistas jurídicas e canónicas, Internet, bancos de dados, relatórios da lei, ...
    • processamento da informação: localizar e peneirar as informações relevantes, recuperação de informação, conexões e relações entre dados diferentes ...
    • identificar com agilidade todas as normas, tanto extracodiciales codiciales como aplicáveis ​​a um determinado assunto.
  • Resolução de problemas.
    A aquisição dessa competência envolve a capacidade de aplicar corretamente o conhecimento aprendido na prática, identificar os elementos-chave das questões levantadas pela proposição de alternativas eficazes para a sua solução, a superar as dificuldades que possam surgir. Lei normalmente problemas não têm uma solução única, e é importante para treinar os alunos para resolver de diferentes orçamentos com uma solução fundamentado que não só é juridicamente correcta, mas também pastoralmente correta, tendo em conta o sentido pastoral que a Igreja tem a aplicação da lei.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • compreensão adequada dos problemas, identificando suas partes demarcar a frente central ao acessório ou marginalmente ea seqüência a ser seguido para a resolução
    • Usando o conhecimento adquirido para resolver o problema.
    • sentido crítico e de iniciativa para trazer as diferentes alternativas apresentadas pela solução de um problema e determinar o âmbito de cada
    • Encontrar um resultado satisfatório e pastoral, superar os obstáculos que possam surgir.
  • Capacidade de se adaptar a novas situações.
    A aquisição dessa competência envolve estar ciente das mudanças que ocorrem na Igreja e na sociedade, bem como na doutrina e jurisprudência canônica, e desenvolver as competências necessárias para responder com sucesso a eles, aplicando a legislação em vigor novas situações e ser capaz de propor novas soluções legais para os novos problemas ou mal resolvidos (condendo propostas iure).
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • Capacidade de aplicar conhecimentos de outros campos ou parcelas.
    • capacidade crítica para avaliar a adequação da legislação existente para novos problemas e criatividade legal para discernir o que manter eo que mudar, e propor o visor padrão alterações inadequadas apropriadas.
    • Avaliar as mudanças como um positivo e aprender a gerenciá-los.
  • habilidades de pesquisa.
    A aquisição dessa competência envolve o desenvolvimento de uma "curiosidade intelectual", essencial para um bom advogado e canonista, levando a aprofundar as questões e os problemas em matéria de direito utilizando meios instrumentais adequadas para fazê-lo.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • Gestão e utilização de pesquisa precisa de informação e conhecimento em profundidade de um determinado emitir fontes legais.
    • Capacidade de empreender linhas de raciocínio e argumentos jurídicos complexos para aprofundar a questão e fornecer resultados

competências atitudinais (atitude)

A pós-graduação em Direito Canônico Comillas saber, e de um certo saber ser, ou seja, a partir da base de valores e atitudes que permeiam seus conhecimentos e tarefa "profissional" no campo canônico.

  • capacidade crítica.
    A aquisição desta competição leva o desenvolvimento de habilidades para o raciocínio e juízo crítico. Trata-se de avaliar as diferentes abordagens que podem apresentar uma situação ou um problema na realidade eclesial, detectando possíveis deficiências e propostas e soluções oferecidas pela aplicação de Direito Canônico. Esta competição coloca especial ênfase na análise da jurisprudência que detecta as deficiências do sistema jurídico existente, a análise das várias posições e abordagens doutrinárias.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • O conhecimento das diferentes possibilidades que a aplicação das normas legais e fornece consciência crítica deles.
    • Avaliação de eventuais deficiências nas diferentes abordagens surgem e podem oferecer sugestões de melhoria e aprimoramento.
    • Avaliação crítica da doutrina científica.
  • vocação eclesial do serviço e consciência da natureza pastoral de Direito Canônico.
    A aquisição dessa competência envolve uma internalização do compromisso da Igreja para adquirir os canonistas em seu desempenho, tanto na aplicação da lei e desenvolvimento doutrinal da mesma, como no exercício de negócios e respectivos ministérios da igreja, a partir da convicção de que o direito canônico não possui senão para servir a salus animarum e pastoral finalidade alcançar os propósitos da Igreja.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • Capacidade de identificar e priorizar os problemas eclesiais em um determinado contexto.
    • comprometimento da capacidade nas actividades e tarefas que envolvem a solução canônica para os problemas pastorais.
  • A preocupação com o desenvolvimento de um Direito Canônico pessoal e eclesial, que prossegue como objetivo principal a salus animarum dos fiéis.
    A aquisição desta competição exige a internalização de uma compreensão verdadeiramente personalista de Direito Canônico, que enfatiza a natureza instrumental da lei, ao serviço da missão da Igreja (salus animarum) e coloque a pessoa como o objetivo final de Direito Canônico e todas as medidas legais e pastoral, alcançando assim uma compreensão do direito canónico verdadeiramente humano e verdadeiramente cristã, que tem o seu impacto sobre a interpretação e aplicação da norma.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • Capacidade de perceber a centralidade da pessoa na aplicação e interpretação da norma canónica
    • soluções canônicas autorização e de opção de capacidade que resultem mais favoráveis ​​para o bem da pessoa e da salvaguarda dos direitos fundamentais dos fiéis.
  • Capacidade de aprender e ser constantemente actualizada.
    Em direito canónico, dadas as possibilidades de evolução e modificação de normas positivas, é essencial, pela pós-graduação, o desenvolvimento de uma verdadeira autonomia na aprendizagem, "aprender a aprender" como parte de um processo contínuo no qual o pós-graduação pode ficar sempre atualizado. A aquisição dessa competência envolve desenvolver os recursos para tomar a iniciativa e autonomia no processo de aprendizagem para que os alunos podem realizar por si mesmo e melhorar-seu aprendizado durante grau e tornar-se um processo permanente de reciclagem com posterioridade.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • A capacidade de encontrar e usar corretamente as ferramentas (fontes bibliográficas, recursos eletrônicos ...) que lhes permitam melhorar a sua aprendizagem e têm autonomia na hora de aprofundar ou ampliar as áreas de conhecimento.
    • Assimilando a aprendizagem como um processo permanente de atualização e aperfeiçoamento necessário para manter a par das mudanças regulatórias e jurisprudenciais que influenciam o exercício "profissional".
  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais e capacidade de equipa.
    A aquisição dessa competência envolve o desenvolvimento de habilidades básicas para a vida social e eclesial, o estabelecimento de relações fraternas e de trabalho comum: a empatia, a capacidade de antecipar as necessidades dos outros, a tolerância, o respeito pelas idéias e argumentos dos outros, disponibilidade para o diálogo construtivo que reúne interesses conflitantes, a capacidade de gerar um clima de confiança, etc. Ele também inclui o desenvolvimento de habilidades básicas que permitem trabalhar com outros para fazer avançar os trabalhos ou projectos comuns, trocar pontos de vista e se envolver com os outros em tarefas, canónicas, científicas pastorais, etc.
    Os resultados da aprendizagem. Com a realização desta competição o aluno credencia:
    • Capacidade de funcionar e trabalhar com outras pessoas em uma atmosfera de tolerância e confiança: o respeito pelas contribuições dos outros, comportamento honesto, o diálogo ...
    • Capacidade de "despersonalizar" os argumentos e posições em discussões ou processos de trabalho.
    • Capacidade de avaliar as contribuições dos outros e procurar maneiras de negociar e alcançar uma solução satisfatória

[2] O primeiro ciclo, que deverá ter aqueles que não têm formação filosófica e teológica adequada, se concentra no estudo das instituições gerais de Direito Canónico e as disciplinas filosóficas e teológicas necessárias para maior jurídica treinamento (art. 76 de Sap. Chr, alterado pelo Decreto da Congregação das 2002/02/09), e que incluem .:

  • elementos da filosofia: antropologia filosófica, metafísica, ética;
  • elementos da Sagrada Teologia: Uma Introdução à Sagrada Escritura; teologia fundamental; revelação divina; teologia trinitária; cristologia; Tratado de graça; especialmente eclesiologia; teologia geral e especial sacramental; teologia moral fundamental e especial;
  • instituições gerais de direito canónico;
  • língua latina.

Estrutura

O currículo para a obtenção de uma licenciatura em Direito Canónico compreende dois ciclos.

O primeiro ciclo é composto por 4 semestres, ministrados em dois cursos (anos lectivos). Os temas do primeiro ciclo será realizada no TUP, Universidade de Pós-Graduação Teologia, nesta mesma sala onde está localizada a Faculdade de Direito Canônico, c / Alberto Aguilera, 23, Madrid.

Estão isentos deste estudantes do segundo ciclo que tenham concluído o plano de estudos filosóficos e teológicos no seminário, uma faculdade teológica ou em um instituto adequado, e que justificam irrefutavelmente estudaram os temas do primeiro ciclo em um desses centros.

O segundo ciclo consiste de 6 semestres, eles ensinaram três cursos (anos lectivos). Destina-se a todos os alunos que tenham concluído o primeiro ciclo ou ser isentos a partir dele. Aqueles com um grau em Direito Civil estão isentos de alguns assuntos diretamente relacionados a esses estudos (Direito Romano, Direito Civil, Filosofia do Direito, Direito Eclesiástico) seu pedido. Para os alunos que devem tomar o primeiro ciclo, a duração da licença é de 5 anos. Para aqueles que não devem tomar a duração do curso é de 3 anos.

Os dois cursos de o primeiro ciclo e os dois primeiros dos segundo, ciclicamente transmitir (cada um ano). O terceiro ano do segundo ciclo é dado a cada ano.

bolsas de estudo

A Universidade como uma instituição da Igreja Católica presta o seu serviço à sociedade, fornece bolsas de estudo e ajuda em várias formas para os alunos, para contribuir para os custos de educação e promoção da igualdade de oportunidades de acordo com as necessidades individuais de cada aluno . Estas bolsas são financiadas com recursos próprios e com contribuições da Comillas-ICAI Fundação Universidade ajuda a financiar Eclesiástica ea fundação não-autónomo para estudos de aspirantes ao sacerdócio e outras entidades e indivíduos.

estudantes universitários desfrutar dos mesmos benefícios que outros espanhóis universitários em matéria de seguro de estudante, os subsídios do governo e de outras bolsas de estudo.

Saídas profissionais e acadêmicas

Sair do perfil

  • A pós-graduação conhece o Código de Direito Canônico de 1983 e outras regras fundamentais da Igreja, e é capaz de aceder-se ao conhecimento de outras normas canónicas e tratada adequadamente as principais chaves que operam no campo das relações entre a Igreja eo Estado.
  • A pós-graduação adquiriu uma visão orgânica e sistemática da ciência do direito no interior do mistério da Igreja e suas relações com outros direitos, juntamente com uma formação científica abrangente no campo da prática jurídica e pastoral e práxis canónica judicial e administrativa [1].
  • Ele é capaz de começar a aplicar o conhecimento adquirido e de progresso em melhorar a aplicação prática no exercício de um serviço ou tarefa confiada à Igreja.
  • O grau integra seu conhecimento e aplicação, o significado teológico do direito canónico e dimensão pastoral, como um meio para servir a acção do Espírito na comunidade eclesial em favor da fé e da vida cristã dos fiéis e da Comunhão na Igreja, entendida como a concepção conciliar.
  • A pós-graduação desenvolve um senso crítico saudável e construtiva de direito canónico, essencial para cooperar para a evolução e melhoria necessária do mesmo.
  • Nesse sentido, é capaz de identificar e elaborar sobre o conhecimento e a ponderação dos legal e de outra forma, que afetam especialmente na compreensão de uma problemática marcos históricos, bem como os de outros sistemas jurídicos têm igual impacto.

[1] "A Faculdade de Direito Canónico, Latino ou Oriental, é estudar e promover as disciplinas jurídicas à luz da lei Gospel e instruir exaustivamente nos mesmos alunos que são treinados para a pesquisa e ensino e também são preparado para ter algum ofício eclesiástico ". (Sapientia Christiana 75)

Oportunidades de carreira

Formamos na excelência há mais de cem anos atrás para servir:

  • Tribunais e vigários judiciais.
  • cúria diocesana.
  • nunciaturas episcopais e conferências.
  • Universidades, seminários e escolas.
  • Curiae Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
  • Associações de fiéis.
  • advogado canônico.
Esta escola oferece programas em:
  • Espanhol
Duração e Preço
Este curso é No campus
Start Date
Data inicial
Set. 2018
Duration
Duração
5 anos
Tempo integral
Information
Deadline
Locations
Spain - Madrid, Community of Madrid
Data inicial : Set. 2018
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Dates
Set. 2018
Spain - Madrid, Community of Madrid
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola