Estudar Direito em Reino dos Países Baixos 2024
Alteração de moeda
Custo de vida mensal básico
Alugue em apartamento compartilhado
611Compartilhamento de utilitários
70Assinatura de internet
40Transporte local
79
Amostra de custo de estilo de vida
Combo de fast food
10Ingresso de cinema
12Litro de cerveja local
5
Requisitos do visto
MVV (Autorização de Residência Provisória) — um visto de entrada.
VVR (Autorização de Residência) - se pretende permanecer nos Países Baixos por mais de três meses, para além do seu visto de entrada, terá também de solicitar a Autorização de Residência (VVR) — um cartão de identificação que constitua um visto de estudo.
Que tipo de visto você precisa?
Nome do visto
MVV (Autorização de Residência Provisória); VVR (Autorização de Residência)
Preço e moeda
EUR 311
Atualmente, custa uma taxa não reembolsável de 311 euros para processar um pedido de MVV e autorização de residência para efeitos de estudo nos Países Baixos. As taxas são revistas duas vezes por ano e estão sujeitas a alterações a meio do ano.
Quem pode solicitar o visto?
Se é cidadão de um Estado-membro da UE ou do EEE ou da Suíça, não precisa de um visto de estudante ou de uma autorização de residência para permanecer na Holanda.
Os
cidadãos extracomunitários, do EEE ou suíços precisam de uma autorização de residência para permanecer na Holanda por mais de 90 dias — por um período mais curto, só é necessário um visto de turista. Há dois documentos que precisa. Na maioria dos casos, você precisará de uma autorização de residência provisória (machtiging tot voorlopig verblijf, MVV) para viajar para os Países Baixos. Além disso, você precisará de uma autorização de residência (VVR) para ficar no país.
Os cidadãos de alguns países ou pessoas em determinadas circunstâncias estão isentos da obrigação de requerer uma VVR. Pode ler mais sobre isto aqui: https://www.expatica.com/nl/visas-and-permits/Getting-a-Dutch-visa-or-temporary-residence-permit_108412.html
Onde você pode fazer o pedido?
instituição de ensino
A instituição de ensino deve candidatar-se em seu nome para que necessite contactá-los para obter detalhes do procedimento. Caso contrário, peça ajuda contactando o gabinete internacional (ou se é investigador, o departamento de RH) da sua instituição de acolhimento.
Como fazer a inscrição?
O procedimento de pedido de visto é iniciado pela universidade logo que o estudante seja oficialmente admitido no programa de estudos.
Os documentos necessários para o pedido de visto constam da carta enviada pela universidade a futuros estudantes. Normalmente, são necessários os seguintes documentos:
- Uma cópia da primeira página (página de identificação) de um passaporte válido;
- prova de que se pode apoiar financeiramente;
- fotografias adicionais do tamanho do passaporte (tamanho: 35mm x 45mm, ver requisitos IND in.pdf);
- comprovativo de propinas e pagamento de pedidos de visto;
- Comprovativo de alojamento organizado durante, pelo menos, um ano lectivo (10 meses);
- para estudantes chineses, pode ser necessário um certificado NESO.
A prova válida da autossuficiência financeira de um candidato pode ser demonstrada da seguinte forma:
- Uma carta da instituição holandesa de acolhimento que menciona a sua taxa de estágio ou de estagiário.
- Uma carta de entrada da universidade holandesa que fornece detalhes sobre o seu subsídio de estudante, isenção de propinas ou bolsa.
- extrato da sua conta bancária num banco internacional, indicando fundos suficientes para pagar as despesas propostas na Holanda.
Quando você deve se inscrever?
O tempo de processamento do pedido de visto de estudante para a Holanda é normalmente de um mês, embora por vezes possa demorar até 3 meses.
O título de residência é emitido para a duração de um programa de estudos de estudante acrescido de 3 meses, até ao máximo de 5 anos. Caso o estudante pretenda realizar um curso preparatório, a sua duração será acrescida à duração do visto. Se a duração do ensino for superior a 5 anos, a autorização de residência pode ser prorrogada por mais um ano.
Existe outra condição anexa à validade da VVR. Estadia válida desde que o aluno obtenha 50% do crédito durante toda a duração do curso.
Os graduados do ensino superior ou de estudos universitários (licenciatura, mestrado ou doutoramento) podem candidatar-se a um ano de orientação para a obtenção de uma autorização de graduação no prazo de três anos após a conclusão da licenciatura. Isto dá-lhe um ano para procurar emprego, período durante o qual pode trabalhar sem quaisquer restrições ou a necessidade de um empregador ter uma autorização de trabalho para si.
Tempo de processamento
1 Month
Oportunidades de trabalho
Todos os estudantes internacionais estão autorizados a trabalhar em paralelo com os seus estudos.
Para estudantes não pertencentes à UE e não EEE é necessária uma autorização de trabalho para trabalhar. Esta autorização tem de ser obtida pelo potencial empregador em seu nome. Mesmo com esta autorização de trabalho, os alunos podem trabalhar apenas por um número limitado de horas, ou seja, 10 horas por semana. Estão autorizados a trabalhar a tempo inteiro durante os meses de junho, julho e agosto.
Os estudantes da UE, EEE (excepto Croácia) e Suíça não necessitam de autorização de trabalho.
Horas por semana
10
Por que você precisa desse tipo de visto?
O seu pedido de visto pode ser recusado se não conseguir mostrar prova dos fundos necessários, ou se fornecer documentos incorretos ou incompletos.