História e foco atual
A história da Universidade e do corpo docente começou com a fundação do departamento de Agricultura da Universidade Técnica Tcheca em Praga em 1906, por decreto do imperador Franz Joseph. O Professor Stoklasa, uma figura importante nas ciências agrícolas na época, foi nomeado o primeiro Reitor.
A Universidade foi instituída como órgão independente por decreto governamental em 8 de julho de 1952. A Faculdade de Agronomia, como era conhecida na época, foi uma das três faculdades fundadoras desta nova Universidade. Desde então, a Faculdade tem sido o principal centro de educação e treinamento de especialistas, principalmente para empresas agrícolas, pesquisas e administrações estaduais.
Mais recentemente, a Faculdade estendeu seu foco e, em 2005, mudou seu nome para Faculdade de Agrobiologia, Alimentação e Recursos Naturais (FAFNR). Esta mudança no nome caracteriza a mudança de educação e pesquisa agrícola principalmente para um foco mais amplo que compreende questões emergentes em gestão de recursos naturais e qualidade alimentar.
Hoje, a Faculdade de Agrobiologia, Alimentação e Recursos Naturais é uma instituição educacional e científica moderna e respeitada, que acomoda mais de 4.000 alunos e 300 funcionários, com uma forte posição no país e no exterior.
Os graduados do corpo docente são empregados na agricultura, horticultura, criação de animais, proteção de culturas, qualidade dos produtos agrícolas, agronegócio, gestão de recursos naturais, gestão de resíduos, arquitetura paisagística, desenvolvimento rural e outras áreas de importância para a economia nacional. Nossos graduados estão encontrando empregos não apenas como gerentes, mas podem trabalhar na administração estatal, em instituições de pesquisa e de ensino superior ou como empresários privados.
Quem nós somos
Com quase 4.000 alunos e 300 funcionários, o FAFNR é o segundo maior corpo docente da Universidade Tcheca de Ciências da Vida (CULS) e o maior corpo docente com foco semelhante na República Tcheca, reconhecido e respeitado tanto no país quanto no exterior. Nossos edifícios estão bem equipados com instalações modernas e, devido a um alto nível de desenvolvimento técnico e pessoal contínuo, o corpo docente prosperou durante sua tradição de 110 anos de ensino e pesquisa na área de agricultura, alimentos e recursos naturais.
O que nós oferecemos
Oferecemos educação de alta qualidade em uma ampla variedade de programas de bacharelado, mestrado e doutorado. Uma série de programas de estudo são oferecidos com foco na produção agrícola e hortícola, arquitetura de jardins e paisagística, criação de animais de companhia, uso sustentável de recursos naturais, alimentação e nutrição humana e muitos outros. Realizamos uma extensa pesquisa, o que é uma condição prévia para o credenciamento de nossos programas de graduação e permite um alto nível de treinamento prático com participação ativa dos alunos. Mantemos uma cooperação estreita com os principais produtores e prestadores de serviços da indústria, onde implementamos os resultados da pesquisa aplicada e nossos graduados podem encontrar emprego.
Nossa estratégia de longo prazo
Nosso objetivo é alcançar a excelência e amplo reconhecimento nas áreas de nossas especializações. Portanto, colocamos investimentos significativos em infraestrutura técnica. Defendemos a busca contínua de melhores qualificações científicas e pedagógicas de nossos funcionários e apoiamos resultados de trabalho de alta qualidade que sejam comparáveis aos padrões internacionais. Um número e qualidade crescentes de publicações científicas, graduados com alta empregabilidade, estimulando a demanda por nossa participação em consórcios e redes internacionais, e mantendo uma cooperação permanente com líderes do setor, estão entre nossos principais objetivos e servem como indicadores importantes para nosso direcionamento futuro.