
Mestrado em Direito (LLM) in
LLM - Master of internacionais de direitos humanos e do direito humanitário
European University Viadrina in Frankfurt (Oder) - Faculty of Law

Informação chave
Localização do campus
Frankfurt an der Oder, Alemanha
Línguas
Inglês
Formato de estudo
Misturado
Duração
3 - 6 semestres
Frequência
Tempo integral, Meio período
Propinas
EUR 6100 / per semester
Prazo de inscrição
01 Sep 2023
Data de início mais cedo
01 Oct 2023
Introdução
Este programa de pós-graduação fornece o estudo avançado da proteção internacional dos direitos humanos fundamentais. O currículo integra proteção dos direitos humanos em geral em tempos de paz e de guerra com a proteção especial dos direitos fundamentais em situações de conflito armado (sob o direito internacional humanitário). Tal abordagem é especialmente importante porque a fronteira entre a guerra ea paz torna-se cada vez mais ténue.
Tal indefinição da fronteira é o resultado de muitas circunstâncias diferentes, incluindo: a ascensão do terrorismo, a diversidade na sua causa e natureza e ampla gama de possíveis reações a ele; a fronteira muitas vezes pouco clara entre as situações de guerra civil, agressão externa, ação de guerrilha e policiamento, mesmo doméstica; a dependência de tanto oficiais (do Conselho de Segurança sancionada) e não-oficiais (às vezes convidados) as forças de manutenção da paz numa ampla gama de situações de conflito. Confusão no desenho de uma linha clara pode até sair da intervenção militar humanitária em nome da defesa da própria direitos humanos. As respostas a várias formas de agitação civil (muitas vezes em si provocada por alegadas violações dos direitos humanos) ou estados de emergência (quer de origem política ou natural), incluindo, por exemplo, o estabelecimento de um estado de lei marcial, ou simplesmente dependência doméstica ou até mesmo as forças militares estrangeiras para afirmar o controle ou prestar assistência expande o leque de situações que são difíceis de categorizar. Além disso, os serviços de inteligência nacionais podem conduzir operações (seja em casa ou no exterior) com (quase-) carácter militar, mas que formalmente não invocar o quadro regulamentar do direito humanitário. Confiança nas forças mercenárias e outras formas de terceirização militar em diversos contextos de beligerância expande esta lista ainda mais.
Todos estes exemplos mostram que uma tentativa rígida e dogmática para identificar situações em que o direito humanitário internacional faz ou não se aplicam e, assim como ele interage com o regime de aplicação geral de protecção dos direitos humanos é, pelo menos problemático e pode até ser contraproducente. Este programa de estudo, portanto, abrange toda a gama de respostas de direito internacional para os desafios dos direitos humanos e das medidas e sistemas para a protecção do indivíduo nas mais diversas situações políticas, sociais, económicas, geográficas e militares.
O corpo docente para o programa de graduação é composto por professores e especialistas em direitos humanos altamente qualificados de diversos países e tradições académicas variadas.
Alunos do Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos e do programa de Direito Internacional Humanitário (LLM) são seleccionados numa base competitiva, considerando suas notas em cursos anteriores, a sua experiência prática e sua motivação para se inscrever no programa. A língua de ensino é o Inglês.
Este grau avançado fornece uma base adequada para uma carreira em direitos humanos internacionais, quer em organizações internacionais em nível universal ou regional, instituições governamentais nacionais e organizações não-governamentais (ONGs).
O curso de Mestrado contém um componente prática significativa que visa proporcionar uma ponte entre o estudo acadêmico dos direitos humanos e actividade profissional depois, permitindo assim que a escolha da carreira flexível e ampla. A propagação internacional e experiência do corpo docente e seus contatos para muitas instituições oferecem internacionalmente uma base segura para diversas oportunidades de estágio dos direitos humanos e de carreira.
Objetivo do programa
O programa de Mestrado prepara os formandos para assumir oportunidades de carreira na formulação de políticas, serviço internacional, público e governamental, prática jurídica pública e privada, o trabalho de organizações não-governamentais, e do ensino acadêmico e de pesquisa.
O caráter especial do programa reside na sua integração da protecção dos direitos humanos em geral, com proteção de direitos em diversas situações de conflito armado. Assim, muitos aspectos do programa são dirigidos especificamente para fornecer compreensão e discernimento sobre as ligações entre a tradição do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional humanitário. Assim, o programa visa não só proporcionar uma compreensão teórica sólida dos problemas, princípios, estruturas, direito substantivo e instituições relevantes para este tema, mas também para ajudar os alunos na aquisição de habilidades práticas confiáveis na aplicação de seus conhecimentos teóricos.
Particular importância é colocada sobre o desenvolvimento e promoção do seguinte:
- conhecimento abrangente do sistema de protecção do indivíduo que abrange tanto o direito internacional da paz e do direito internacional dos conflitos armados, incluindo os fundamentos filosóficos, históricos e políticos desse sistema;
- conhecimento aprofundado juridicamente vinculativas direitos e garantias internacionais e sua protecção e aplicação sob vários regimes de reparação legais;
- habilidades práticas na aplicação de padrões internacionais de proteção em circunstâncias específicas, nomeadamente em acções internacionais judiciais e outros procedimentos institucionais, a investigação dos fatos, ou resolução de conflitos;
- habilidades e procedimentos na realização de investigação académica e de investigação, incluindo a elaboração de relatórios;
- comunicação intercultural e transferência de conhecimento, particularmente em relação à (mas não limitado a) os países da Europa Central, Oriental e do Sudeste.
Esboço:
- 1,5 ano do programa LLM Inglês-language (3 Semestre)
- cobertura integrada dos direitos humanos internacionais e do direito humanitário proporcionando a compreensão em profundidade de protecção individual como base da governança democrática, estável e justa em tempos de paz e durante conflitos armados
- responde a importantes desenvolvimentos na política internacional, segurança, terrorismo, conflitos armados e de manutenção da paz
- um currículo abrangente dá atenção para habilidades acadêmicas, incluindo a investigação e elaboração de relatórios e habilidades práticas, especialmente através de estágios em organizações internacionais e nacionais
- corpo docente internacional dos direitos humanos e especialistas em direito humanitário
- estudo pequeno grupo em um corpo de estudante internacionalmente diversificada
- se prepara para uma grande variedade de carreiras internacionais e nacionais
- ensino à distância com 8 semanas de palestras / seminários (aprendizagem presença) em Frankfurt (Oder) em primeiro e segundo semestre
- admissão aberta a licenciados em Direito ou equivalente
- bolsas de estudo podem estar disponíveis a partir do DAAD
- pós-graduação em uma universidade de topo alemã localizada em Frankfurt (Oder), no centro da Europa na fronteira germano-polaca, perto de Berlim, a capital alemã
- Diploma e certificado qualificações também estão disponíveis para períodos mais curtos de estudo curso.
Bolsas de estudo e assistência financeira
Bolsas de estudo, bolsas ou outras formas de assistência financeira podem estar disponíveis a partir de fontes externas. Os candidatos com necessidades financeiras são, portanto, fortemente aconselhados a fazer seus próprios esforços e inquéritos (especialmente com instituições relevantes públicas, ONGs, fundações e grandes instituições privadas no seu próprio país). A Viadrina está disposta a ajudar os candidatos para a obtenção de apoio financeiro de fontes externas em que é capaz de fazê-lo, quer fornecendo sugestões ou através de uma carta de apoio confirmando a admissão ao programa.

Admissões
Currículo
Este programa de estudos engloba, assim, todo o conjunto de respostas do direito internacional aos desafios dos direitos humanos e das medidas e sistemas de proteção do indivíduo nas mais diversas situações políticas, sociais, económicas, geográficas e militares.
O corpo docente do curso consiste em professores e especialistas altamente qualificados de direitos humanos de vários países e tradições académicas variadas.
Os alunos do programa de Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Humanitário Internacional (LLM) são selecionados numa base competitiva considerando as suas notas em cursos anteriores, a sua experiência prática e a sua motivação para se inscreverem no programa.

A língua de instrução é o inglês. Este curso avançado fornece uma base adequada para uma carreira em direitos humanos internacionais, seja em organizações internacionais a nível universal ou regional, instituições governamentais nacionais ou organizações não-governamentais (ONGs).
O curso de Mestrado contém uma componente prática significativa que visa proporcionar uma ponte entre o estudo académico dos direitos humanos e a atividade profissional posterior, permitindo assim uma escolha flexível e ampla de carreira. A difusão internacional e a experiência do corpo docente e os seus contactos a muitas instituições a nível internacional proporcionam uma base segura para diversas oportunidades de estágio e carreira em direitos humanos.
O programa oferece uma combinação de educação no campus e ensino a distância. Espera-se que os alunos participem em palestras num prazo de 8 semanas (presença e tempo de exame no campus) em Frankfurt (Oder) no primeiro e segundo semestres
Viadrina University Frankfurt (Oder) fica perto de Berlim.
Tipo de estudo
- O estudo a tempo integral para obtenção do grau de LL.M é de 1,5 ano (3 Semestres) e a tempo parcial é de 3 anos (6 semestres)
- O estudo a tempo inteiro para obtenção do Diploma é de 1 ano (2 Semestres) e o estudo a tempo parcial é de 2 anos (4 semestres)
- O estudo a tempo integral para obtenção do grau é de 6 meses (1 Semestre) e o estudo a tempo parcial é de 1 ano (2 semestres)
Resultado do programa
O programa visa não só proporcionar uma sólida compreensão teórica das questões, princípios, estruturas, direito substantivo e instituições relevantes para esta temática, mas também auxiliar os alunos na aquisição de competências práticas fiáveis na aplicação dos seus conhecimentos teóricos. É dada especial importância ao desenvolvimento e promoção dos seguintes elementos:
- um conhecimento aprofundado do sistema de protecção da pessoa que abrange tanto o direito internacional de paz como o direito internacional dos conflitos armados, incluindo os fundamentos filosóficos, políticos e históricos desse sistema;
- Conhecimento aprofundado dos direitos e garantias internacionais juridicamente vinculativos e da sua proteção e execução ao abrigo de diversos regimes de reparação legal;
- Competências práticas para aplicar normas internacionais de protecção em circunstâncias específicas, nomeadamente no que se refere a processos judiciais internacionais e outros procedimentos institucionais, à investigação de factos ou à resolução de conflitos;
- Competências e procedimentos para a realização de investigações académicas e de investigação, incluindo a elaboração de relatórios;
Comunicação intercultural e transferência de conhecimentos, nomeadamente em relação (mas não exclusivamente) aos países da Europa Central, Oriental e do Sudeste.
Bolsas de estudo e financiamento
Podem ser disponibilizadas bolsas, subsídios ou outras formas de apoio financeiro a partir de fontes externas. Por conseguinte, os candidatos com necessidades financeiras são fortemente aconselhados a fazer os seus próprios esforços e inquéritos (especialmente junto de instituições públicas relevantes, ONG, fundações e grandes instituições privadas no seu próprio país). A Viadrina está disposta a ajudar os candidatos a obter apoio financeiro junto de fontes externas onde o possa fazer, quer através da apresentação de sugestões, quer através de uma carta de apoio a confirmar a admissão no programa.