Keystone logo
Ghent University Law School Mestrado em Direito Internacional e Europeu: Direito Empresarial Internacional
Ghent University Law School

Mestrado em Direito Internacional e Europeu: Direito Empresarial Internacional

Ghent, Bélgica

1 Years

Inglês

Tempo integral

31 May 2024

16 Sep 2024

EUR 6678

No campus

Introdução

O LLM em International Business Law é um programa emblemático para estudantes que procuram especializar-se nos aspetos jurídicos internacionais da prática empresarial no nosso mundo globalizante. Ao mesmo tempo que permite um grau de escolha pessoal, orienta-se os alunos para os principais alicerces jurídicos do direito empresarial internacional, garantindo um grau avançado de real valor acrescentado numa carreira orientada para o negócio.

Sobre o programa

O que

A especialização em Direito Internacional de Negócios permite aos alunos adquirir conhecimentos aprofundados sobre várias áreas de prática e destina-se a futuros ou já experientes advogados e conselhos internos que lidam com questões jurídicas comerciais, societárias, dos valores mobiliários e bancário, bem como do direito económico internacional.

Construído em torno do conceituado Instituto de Direito Financeiro, o programa combina a experiência dos seus professores com a de profissionais experientes em áreas como M& A, Propriedade Intelectual e Arbitragem Comercial, de forma a proporcionar aos alunos uma experiência prática.

Todos os cursos do LLM se concentram na regulação a nível da UE ou utilizam uma abordagem de direito comparado. O programa é ideal para estudantes de fora da UE que precisam de uma formação aprofundada na regulamentação da UE e para aqueles que, na UE, querem escapar ao estudo provincial do direito nacional.

Estrutura

Os alunos necessitam de obter 60 créditos, num período de dois semestres. Há uma grande flexibilidade na formação do seu próprio currículo. Dezasseis créditos abrangem cursos especializados em direito das sociedades e do governo das sociedades, arbitragem comercial e direito dos mercados de capitais. Mais dez créditos são dedicados aos cursos de apoio obrigatório que se ocupam sobretudo de diversos desenvolvimentos jurídicos e políticos com o objectivo de alargar os horizontes dos profissionais do Direito. Os alunos também devem escrever um artigo de LLM com 15 créditos em conexão com um dos cursos do currículo.

Os restantes créditos são preenchidos com disciplinas optativas sobre uma variedade de temas das seguintes áreas: Direito Económico e Social, Direito Europeu, Direito dos Transportes, etc. Os alunos podem escolher entre vinte e cinco unidades curriculares diferentes, todas elas exclusivamente lecionadas em inglês. O ensino é geralmente feito de forma interativa, exigindo leitura avançada e participação nas aulas. O programa acolhe, tipicamente, vários professores convidados de renome internacional, com uma rotação anual. Os alunos podem ainda optar por participar num dos vários moot courts ou clínica legal como parte oficial dos seus currículos.

As atividades sociais organizadas são uma parte importante da experiência LLM, e nem todas são extracurriculares. As atividades curriculares incluem visitas guiadas a importantes instituições comunitárias e internacionais e a participação em vários colóquios.

Dissertação de Mestrado

A dissertação de mestrado é um requisito para todos os candidatos à obtenção do grau de mestre. A dissertação de mestrado é um trabalho de investigação original. Visa desenvolver e fortalecer as capacidades de investigação dos estudantes. O aluno seleciona um tema e é orientado por um promotor ou orientador ao longo do ano letivo.

Qualidade dos programas de estudo

Pontos fortes

  1. A orientação para a ingestão é essencial. Os programas de LLM investem substancialmente na aproximação aos candidatos adequados e na orientação dos mesmos para a candidatura e admissão. A orientação prossegue depois do arranque do ano lectivo. Os alunos incoming participam num extenso programa de Orientação.
  2. Flexibilidade curricular: A escola de Direito de Gand oferece três programas diferentes de LLM que refletem diferentes aspirações de carreira. No quadro da sua posição pessoal e ambições, é capaz de desenhar o currículo que melhor se adapta às suas necessidades.
  3. Aprendizagem ativa: os programas de LLM atribuem grande importância a métodos de ensino que garantam que os alunos não sejam absorventes passivos de conhecimentos. Em vez disso, são encorajados a fazer investigação independente e a pensar criticamente através de trabalhos de preparação em aula, pequenos trabalhos ao longo do semestre, perguntas de ensaio e afins.
  4. Perspectiva internacional: os programas reflectem o seu alcance europeu e internacional para além das matérias oferecidas. O corpo de professores e docentes é constituído por especialistas com ampla exposição e experiência internacional.
  5. Envolvimento das partes interessadas: uma força fundamental dos programas de estudo é a forte ligação e interação com o mundo profissional e a ampla realidade institucional do direito comunitário e internacional, fornecendo aos estudantes informações sobre as operações reais e práticas comuns no terreno e preparando-os para uma carreira profissional.

Testemunhos

Hans Merket

"O Programa LLM permitiu-me entrar em contacto com um grupo de pessoas interessantes, ambiciosas e maravilhosas. Trocar conhecimentos e experiências num cenário destes foi verdadeiramente inspirador e provocador de pensamentos. "

Kai Bethke

"Um ano memorável repleto de muito conhecimento, muita diversão e, mais importante, muitos amigos! "

Novak Blecic

"O programa de LLM da Universidade de Ghent foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Tivemos um grupo muito agradável de estudantes de diferentes partes do mundo. Tive a oportunidade de conhecer alguns dos mais brilhantes e prestigiados professores da Universidade de Ghent. Eu adoro Gand, é como um grande museu. A sua arquitetura é fascinante, e senti-me como no século XIV. O programa é uma experiência única na vida, pelo que recomendo calorosamente a todos! "

Emma Madeira

"A experiência académica mais fantástica da minha vida. Além dos benefícios académicos, também gostei de viver numa cidade tão deslumbrante. "

Requisitos de Admissão

Ter uma licenciatura em Direito, ou seja, a licenciatura que, no seu país de origem, é exigida para o exercício das profissões jurídicas. Os estudantes licenciados podem candidatar-se e ser condicionalmente admitidos, sem prejuízo da conclusão com sucesso do seu curso.

Após exame curricular e tendo em conta as competências adquiridas, podem ser admitidos candidatos que possuam um grau académico diferente do direito. Neste caso, a admissão pode ser sujeita a limitações no que diz respeito aos cursos a seguir.

Apresentar provas suficientes de proficiência em inglês ao nível C1.

Dispor de um apoio financeiro suficiente, quer através de meios financeiros pessoais, quer através de ajuda financeira.

Para se candidatar à admissão ao Programa LLM antes do prazo estabelecido, com o formulário de candidatura preenchido e todos os documentos exigidos.

As informações relativas aos requisitos de admissão e ao procedimento administrativo de admissão com base num diploma obtido no estrangeiro podem ser consultadas na seguinte página: href=" https://www.ugent.be/prospect/en/administration/enrolment-or-registration.

Para um bom começo

Prazo de candidatura (para estudantes de licenciatura internacional)

Para estudantes belgas e internacionais:

A candidatura a este programa de mestrado avançado deverá ser iniciada via Oasis.

O formulário de candidatura e os documentos que o acompanham, em versão eletrónica, deverão chegar ao Balcão Internacional de Admissões na primavera do ano anterior ao ano letivo a que se candidata. Por favor, consulte os diferentes prazos de candidatura mencionados abaixo para estudantes cidadãos da UE/EEE, estudantes cidadãos de fora da UE/EEE e estudantes titulares de diploma belga.

As candidaturas antecipadas são recomendadas (certamente para estudantes com necessidade de visto) e serão decididas entre fevereiro e junho/início de julho.

As candidaturas recebidas depois de junho serão consideradas se o número de alunos admitidos anteriormente o permitir.

Prazos de Candidatura:

  • 1 de Abril para estudantes cidadãos não pertencentes à UE/EEE,
  • 1 de julho para estudantes de países não pertencentes à UE/EEE residentes na Bélgica com título de residência válido,
  • 1 de julho para estudantes cidadãos da UE/EEE.

Propinas

6540,10 euro

Sobre a escola

Perguntas