Mestre em Direito do Mar
Tromsø, Noruega
DURAÇÃO
3 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* sem taxas de matrícula para estudantes internacionais
Introdução
Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra. Os humanos dependem dos oceanos para viver, trabalhar, alimentar, viajar e cuidar da saúde humana. O oceano é o maior reservatório de biodiversidade do mundo, incluindo mamíferos marinhos, peixes, crustáceos, moluscos e inúmeras outras espécies.
O LL.M. programa visa ampliar a abordagem tradicional do Direito do Mar de questões jurisdicionais para incluir também a legislação substancial, como a conservação e uso sustentável de recursos biológicos e proteção da biodiversidade e do meio ambiente. Embora o programa de estudos tenha um perfil global claro, ele também tem uma dimensão ártica distinta. Grande parte do Ártico consiste em áreas marinhas. A mudança climática global sujeitará cada vez mais essas áreas a diversos usos, como navegação, exploração de petróleo e gás, pesca e pesquisa. As regiões árticas oferecem oportunidades únicas para estudar as abordagens jurídicas globais e regionais para proteger e preservar o meio ambiente marinho.
Descrição do Programa
- Duração: 3 semestres
- Créditos (ECTS) : 90
- Requisitos de admissão : Bacharelado em direito ou ciências políticas + carta motivacional
- Nome do grau : Mestre em Direito (LL.M.) em Direito do Mar
- Código do aplicativo :
- Candidatos noruegueses e nórdicos: 7001
- Candidatos internacionais: 2033
O programa irá, através dos seus cursos e dissertações de mestrado, proporcionar aos alunos uma ampla introdução e conhecimento do Direito do Mar, incluindo o seu desenvolvimento e os seus aspectos políticos e institucionais. Os alunos do programa são ministrados por especialistas jurídicos da Faculdade de Direito e da JCLOS, bem como de outras instituições, como organizações intergovernamentais, tribunais internacionais, acadêmicos e profissionais liberais. O ensino inclui palestras, seminários baseados em problemas, cursos de redação, experiências simuladas e excursões a instituições relevantes, onde em todas as atividades os alunos são participantes ativos.
O programa é intensivo com uma estrutura de três semestres ao longo de um ano calendário, com início em agosto. O semestre de outono consiste em dois cursos introdutórios ao Direito do Mar e à política do Direito do Mar. O semestre da primavera concentra-se em tópicos mais específicos sobre o Ártico e a proteção do meio ambiente marinho. No terceiro semestre, os alunos selecionam seu próprio tópico para um projeto de pesquisa individual, que deve ser concluído durante o verão.
Esboço do programa
Primeiro semestre
- JUR-3050 Lei Geral do Mar
O curso fornece uma introdução geral ao Direito do Mar, ou seja, as regras e princípios do direito internacional público que abrangem as áreas marítimas.
- JUR-3054 Lei Geral do Mar II
O curso se baseia em JUR-3050 e se aprofunda nos tópicos selecionados.
Segundo semestre
- JUR-3052 Proteção do Meio Ambiente Marinho pelo Direito Internacional
O curso enfoca as normas jurídicas internacionais relativas à proteção do meio ambiente marinho dos efeitos adversos dos diferentes usos humanos e ao uso sustentável dos recursos marinhos.
- JUR-3053 Lei do mar e do Ártico
O curso enfoca o Direito do Mar e questões do Ártico. A Lei Geral do Mar é aplicável às áreas marinhas do Ártico. Mas, ao mesmo tempo, a região possui características especiais que devem ser consideradas. Neste curso, os alunos terão que aplicar os conhecimentos que adquiriram durante os cursos anteriores sobre questões do Ártico. Geralmente, o curso, portanto, tem o caráter de estudos de caso, com ênfase especial no Ártico.
Terceiro semestre
- JUR-3910 Dissertação de mestrado em Direito do Mar
Consiste numa tese obrigatória baseada em temas e questões do Direito do Mar. Os alunos terão acompanhamento individual. A dissertação deve ter no mínimo 37 páginas e no máximo 55 páginas, com formatação de acordo com o Regulamento do programa Direito do Mar, seção 14. O tema da dissertação será de caráter jurídico ou semilegal e pode incluir perspectivas como teoria jurídica, história jurídica. A tese deve consistir em análises independentes sobre o tema e as fontes legais disponíveis. A tese deve proporcionar ao aluno um estudo aprofundado de um determinado tópico. As discussões da tese devem ser transparentes e tão completas quanto possível. As referências às fontes devem ser precisas e verificáveis.
Currículo
Estrutura do programa
Termo | 10 créditos | 10 créditos | 10 créditos |
Primeiro semestre (outono) | JUR-3050_186_E_2020_H_1 (15 ECTS) JUR-3054_186_E_2020_H_1 (15 ECTS) |
Segundo semestre (primavera) | JUR-3052_186_E_2021_V_1 (15 ECTS) JUR-3053_186_E_2021_V_1 (15 ECTS) |
Terceiro semestre (verão) | JUR-3910_186_E_2021_H_1 (30 ECTS) |
Ensino e avaliação
O ensino, os trabalhos e os exames devem refletir os diferentes tipos de tarefas com que os alunos terão de lidar nas suas futuras carreiras profissionais. O objetivo é atingir através da participação ativa dos alunos durante as unidades curriculares; através de estudos, debates e artigos. As aulas teóricas proporcionarão a introdução aos temas enquanto os seminários baseados em problemas aproveitarão o ensino onde alunos e professores identificam e discutem questões jurídicas. Os alunos são também incentivados a entregar trabalhos durante as unidades curriculares para desenvolverem os seus conhecimentos sobre as matérias e competências analíticas.
Durante a redação da tese de mestrado, os alunos têm direito à orientação cf. do regulamento do programa Direito do Mar secção 18.
Os alunos são avaliados durante e no final do estudo. As formas de avaliação incluem requisitos de trabalho, provas escritas escolares de seis horas, um exame de casa seguido de uma prova oral e, no final do estudo, cada aluno deverá redigir uma tese de mestrado. Os exames e teses são classificados de A-F, sendo F como não aprovado. Os alunos que reprovam ou tenham outros motivos legítimos para a ausência podem repetir os exames, cf. Regulamento de provas nas Secções 21 e 22 da Universidade de Tromsø.
Para mais informações sobre requisitos de trabalho, formato de exame e critérios avaliativos, consulte as descrições individuais do curso no site da UIT.
Resultado do programa
Resultados da aprendizagem
Durante o programa LLM, os candidatos devem adquirir conhecimentos, aptidões e competências gerais que lhes permitam exercer cargos relacionados com o direito do mar. Devem ser capazes de identificar e analisar questões jurídicas e relacionar-se com o sistema jurídico de forma independente e crítica.
Para atingir estes objetivos os candidatos devem adquirir e desenvolver as seguintes qualificações:
Conhecimentos:
Os candidatos a LL.M. na lei do mar devem possuir:
- Conhecimentos avançados dos temas centrais do direito do mar.
- Conhecimento especializado de outras matérias do direito do mar.
- Conhecimento dos métodos de investigação científica.
Competências:
Os candidatos a LL.M. na lei do mar devem ser capazes de:
- identificar e analisar questões de carácter teórico-prático de forma metodológica e ética adequada.
- aplicar as fontes de direito relevantes de forma independente e crítica.
- identificar as limitações da legislação existente e discutir a necessidade de alterações.
- Realizar, de forma independente, um trabalho de investigação limitado, sob supervisão, de acordo com as normas deontológicas em investigação.
- Organizar e aplicar informação extensa e complexa, incluindo a identificação de questões principais e sub-investigação.
- comunicar em inglês oralmente e por escrito raciocínio jurídico de forma clara e precisa.
- manter-se a par da evolução jurídica no direito do mar e continuar a desenvolver as suas qualificações.
O candidato deve ser capaz de aplicar os conhecimentos e competências individualmente e em cooperação com outros, bem como de finalizar tarefas dentro de prazos determinados.
Competência Geral:
Após aprovação no programa, o aluno pode:
- aplicar os conhecimentos e competências adquiridos no domínio do Direito do Mar individualmente e em cooperação com outros.
- Comunicar o raciocínio no âmbito do Direito do Mar de forma clara e precisa, oralmente e por escrito, à comunidade académica e ao público.
- aplicar os conhecimentos e competências adquiridos no domínio do Direito do Mar a outros domínios do direito internacional, bem como a todas as tarefas e projetos quando relevantes.
- identificar e refletir sobre dilemas éticos que possam surgir no âmbito do Direito do Mar em particular e lidar com estes de forma responsável.
- aplicar os conhecimentos e competências adquiridos no domínio do Direito do Mar para a realização de tarefas dentro de prazos determinados.
Oportunidades de carreira
Prospetivas de emprego
O programa qualifica os estudantes para postos de trabalho tanto a nível nacional como internacional, no âmbito das Nações Unidas e das suas agências especializadas, no serviço diplomático nacional, bem como na administração pública e na indústria e comércio. Além disso, os nossos alunos foram selecionados para estágios em instituições internacionais de referência, como a United Nations Division for Ocean Affairs and the Law of the Sea (DOALOS) e o Tribunal Internacional para o Direito do Mar (ITLOS). Os estudantes podem ainda ser habilitados a fazer carreira na academia como doutorandos em direito do mar ou outras áreas de investigação.