Bacharelados
Para ser elegível para admissão a um bacharelado ou a um curso de ciclo único, você precisa de um histórico escolar mínimo de 12 anos.
Se você recebeu um diploma final após um programa de estudos mais curto (ou seja, menos de 12 anos), para se tornar elegível, você deve:
- ter frequentado pelo menos 1 (no caso de 11 anos de escolaridade) ou 2 (no caso de 10 anos de escolaridade) anos de estudos académicos e ter sido aprovado em todos os exames previstos. ou
- ter obtido uma qualificação pós-secundária numa instituição de ensino superior não universitário, certificando o adicional de um ou dois anos de escolaridade. ou
- ter concluído cursos preparatórios de um ou dois anos (cursos básicos) para compensar os anos de escolaridade perdidos.
Os cursos básicos também podem ser utilizados para preencher outros requisitos adicionais necessários ao acesso aos programas, mas não podem substituir a ausência de um diploma do ensino secundário.
O ano pré-escolar pode ser contabilizado nos 12 anos de escolaridade se for oficialmente reconhecido como parte integrante do currículo escolar a nível nacional, desde que a frequência seja obrigatória e inclua o ensino da língua do país (leitura e escrita) e a primeiros elementos da aritmética.
Se no país onde você obteve sua qualificação for definido um exame de admissão para admissão à Universidade (ex.: seletividade na Espanha, Prova de Aferição o Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior em Portogallo, Vestibular o Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil, Gao Kao na China, etc.), você também deve fornecer um certificado que atesta que você passou no teste.
Como alternativa a esta certificação, você deve:
- ter frequentado mais um (no caso de 12 anos de escolaridade) ou dois (no caso de 11 anos de escolaridade) anos adicionais de estudos académicos noutro país e/ou sistema estrangeiro diferente e ter sido aprovado em todos os exames previstos. ou
- ter obtido uma qualificação pós-secundária oficial italiana ou estrangeira em uma instituição de ensino superior não universitária com duração mínima de um ou dois anos. ou
- concluíram cursos básicos realizados em uma universidade italiana.
Esses certificados adicionais permitem apenas a inscrição no primeiro ano e não podem ser avaliados posteriormente para encurtar o seu programa de graduação.
Mestrados
Para ser elegível ao ingresso no mestrado, é necessário o título de bacharel ou qualificação estrangeira equivalente com requisitos curriculares específicos, obtida em instituição de ensino superior credenciada de acordo com o sistema nacional de acreditação educacional do país onde está localizada.
Caso o seu título de estudo seja emitido por duas ou mais universidades (por exemplo, as instituições de atribuição e de ensino não são as mesmas e pertencem a sistemas educativos nacionais diferentes), cada instituição deve ser acreditada de acordo com o sistema nacional de acreditação educacional do país onde está. localizado.